6 Dicas Para Prevenir A Queda De Cabelos

Nem sempre a queda de cabelo é um motivo para preocupação, já que é normal perder até 100 fios por dia. Contudo, quando passa disso, pode ser necessário buscar soluções para prevenir a queda de cabelo e evitar a calvície.

Isso porque a perda constante de cabelos pode estar refletindo aspectos da saúde geral do corpo. Nesses casos, prevenir a queda de cabelo passa a ser também uma forma de se cuidar melhor e evitar doenças.

Continue lendo para saber como você pode identificar e prevenir a queda de cabelo rapidamente e sem precisar gastar dinheiro.

Como identificar a queda capilar?

Antes de tudo, é importante que você saiba que todos os seus fios de cabelo devem cair em algum momento. Isso faz parte do ciclo de crescimento capilar natural. Assim, todos os dias, 100 fios de cabelo caem e outros 100 nascem.

A queda de cabelo é caracterizada por um desequilíbrio nesse ciclo. Ou seja, mais cabelos caem do que nascem, ultrapassando a quantidade ideal de perda capilar diária.

Isso não significa que, para identificar uma perda anormal de cabelo, você deve contar todos os fios que caem, até porque muitos são perdidos durante os seus afazeres diários. O ideal é notar a aparência geral do cabelo e do couro cabeludo.

Você deve se preocupar quando:

  • a queda acontece em tufos;
  • há diminuição do volume do cabelo;
  • passar a mão no fio faz ele se desprender;
  • surgimento de falhas de cabelo na sua cabeça;
  • os pelos de outras áreas do corpo também caem excessivamente;
  • outros sintomas estão associados, como coceiras e vermelhidão no couro cabeludo.

O que pode causar queda de cabelos excessiva?

A queda de cabelo está associada a muitas doenças. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), por exemplo, um entre quatro pacientes de Covid-19 se queixaram de diminuição do volume capilar.

De acordo com a instituição, a febre alta e o próprio estresse que a doença causa no corpo fazem com que os fios caiam. Assim, pode estar associada a qualquer enfermidade.

Outras doenças também fazem os cabelos caírem, porque:

  • atrapalham a irrigação sanguínea do couro cabeludo (diabetes, hipertensão, triglicerídeos altos, doença renal);
  • impedem a absorção de nutrientes (doença de Chron);
  • desregulam a produção de hormônios (síndrome do ovário policístico, hipotireoidismo, hipertireoidismo).

Mas, o mais comum é que a perda de cabelo seja fruto de:

  • genética;
  • estresse;
  • má alimentação;
  • tabagismo.

Dicas para prevenir a queda de cabelos

Mudando alguns hábitos diários, não apenas em relação aos cuidados com os fios capilares, mas com toda a vida, é possível evitar a queda de cabelos. Abaixo, apresentamos dicas com esse fim.

Tenha uma boa higiene capilar

O couro cabelo costuma acumular substâncias do dia a dia, como suor, gordura, fuligem, poluição, produtos de cabelo, entre outras. Quando a quantidade de resíduos se torna muito grande, os poros ficam obstruídos, levando à queda de cabelo. Além disso, a sujeira pode causar alergias e infecções.

Para prevenir a queda capilar, a higiene deve ser feita de acordo com o tipo dos fios. Quem tem tendência à oleosidade pode lavar os cabelos todos os dias, sem problemas. Assim como quem pratica muitos exercícios ou tem um trabalho com exposição à fumaça e outros poluentes, deve lavar a cabeça com mais frequência.

Pratique exercícios

Praticar exercícios é uma das melhores soluções para o estresse, que, por sua vez, é um dos principais causadores de queda de cabelo. Atividades físicas regulares liberam endorfina, hormônio que traz sensação de bem-estar.

A prática de exercícios também pode prevenir doenças que causam a queda de cabelo, como diabetes e hipertensão arterial.

Alimente-se bem e beba água

Os nutrientes são como o motor do corpo humano e, sem eles, muitas de suas funções não são realizadas corretamente. A reposição celular envolvida no crescimento de cabelos é uma delas. E, quanto mais se consome alimentos industrializados e pobre em vitaminas, mais aumenta a incidência de queda de cabelo na população.

Segundo uma matéria do O Globo, o consumo de refrigerantes pode aumentar em 57% a probabilidade de calvície entre o público masculino. Isso ocorre não apenas porque a bebida é pobre em nutrientes, mas porque ela leva ao surgimento de doenças que diminuem a irrigação sanguínea do couro cabeludo.

Assim, uma alimentação para prevenir a queda de cabelo deve:

  • conter alimentos naturais;
  • evitar açúcar, sódio, gordura e conservantes;
  • conter uma quantidade de calorias suficiente para as atividades diárias;
  • ser somada ao consumo de pelo menos 2 litros de água para manter um bom funcionamento dos rins, responsável pela filtragem de sangue e remoção de toxinas.

Evite dormir com os cabelos úmidos

Dormir com cabelos úmidos ou molhados leva à proliferação de bactérias e fungos causadores de alergias e infecções relacionadas à queda de cabelo. Por isso, evite esse hábito.

Não prenda os cabelos molhados

Assim como dormir com os cabelos úmidos estimula a proliferação de fungos, prender os cabelos molhados faz com que eles demorem a secar e também acumulem agentes causadores de infecções. É como deixar uma roupa encharcada em um local abafado, além de não secar, o mofo se alastra pela peça.

Fique atento à caspa e oleosidade

Nem tudo é culpa de maus hábitos. Às vezes, você pode lavar as madeixas sempre, nunca prendê-las molhadas e mesmo assim apresentar couro cabeludo com caspa e oleosidade.

Quando isso acontece, é preciso ficar atento. Pode ser que algum produto esteja aumentando a produção de óleo e caspa no couro cabeludo. Também pode ser necessário o tratamento direto com um dermatologista.

Quando sabemos as causas da queda de cabelo e, principalmente, quais fatores da nossa vida são mais prováveis de causá-la, a prevenção se torna mais fácil. E, quando não é possível evitá-la, sempre pode-se recorrer a um tratamento antiqueda.

Você já teve ou está tendo queda de cabelo? Nos conte nos comentários o que a ocasionou e se e como você conseguiu tratá-la.

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial THT Hair Transplant www.tuliohairtransplant.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×